.

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal Notícias Remédio usado na menstruação reduz mortes por hemorragia

Remédio usado na menstruação reduz mortes por hemorragia

E-mail Imprimir PDF

Medicamento poderia salvar vítimas de acidentes e ajudar a reduzir número de mortes em combates

Cientistas disseram na quarta-feira que um medicamento genérico barato, usado para interromper o sangramento de ciclos menstruais muito longos, poderia salva a vida de milhares de vítimas de acidentes e ajudar a reduzir o número de mortes em combates. Em uma revisão sistemática de estudos sobre a eficácia do ácido tranexâmico, ou TXA, pesquisadores britânicos constaram que ele reduz o risco de morte em pacientes feridos, com hemorragia grave, em aproximadamente 10% em comparação a outros tratamentos.

Este percentual poderia ser o equivalente a mais de 70.000 vidas salvas por ano se o medicamento coagulador do sangue fosse usado em todo o mundo, relatou a equipe de pesquisa no estudo publicado na revista da Biblioteca Cochrane.

Mais de 90% das mortes por trauma ocorrem em países de renda média ou baixa, onde o acesso a medicamentos geralmente é mais restrito devido à infraestrutura ineficiente e aos recursos escassos.

“O TXA reduz o risco de morte do paciente com hemorragia grave após uma lesão e, aparentemente, tem poucos efeitos colaterais. Vidas poderiam ser salvas, tanto no contexto civil quanto no militar”, disse Ian Roberts, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e principal pesquisador do estudo.

As descobertas foram baseadas em um grande ensaio, envolvendo 20.211 pacientes, e em outro menor, com 240 pacientes.

As lesões são uma importante causa de morte em todo o mundo. A cada ano, mais de um milhão de pessoas morrem nas estradas, fazendo dos acidentes de trânsito a nona principal causa de mortes em todo o mundo.

Além disso, tiros, esfaqueamentos e minas de subsolo, dentre outros, causam a morte de outros milhares de jovens.

A hemorragia, ou sangramento excessivo, é responsável por aproximadamente um terço das mortes por trauma ocorridas em hospitais, além de poder também contribuir para mortes por falência múltipla dos órgãos. Especialistas calculam que cerca de 600.000 pacientes feridos morrem de hemorragia a cada ano em todo o mundo.

Um estudo publicado no ano passado, incluindo 20.000 pacientes de 40 diferentes países, também constatou que o TXA reduz significantemente os riscos de morte em pacientes com hemorragia. Com base nessas descobertas, pesquisadores dizem que o TXA poderia salvar até 100.000 vidas por ano, dentre elas 13.000 na Índia, 12.000 na China, 2.000 nos Estados Unidos e outras mais na Europa.

Eles também afirmam que o TXA, medicamento genérico produzido por diversas empresas com custo médio de US$4,50 por grama, deveria ser classificado como “medicamento essencial” pela Organização Mundial de Saúde.

 

Procurar Convênios


Favoritos


Banner
Banner

Quem está ONLINE

Nós temos 819 visitantes online

Estatísticas

Membros : 89
Conteúdo : 482
Links da Web : 17
Visualizações de Conteúdo : 165127